domingo, setembro 03, 2006

O segredo em Simmel


Segredo é, segundo o dicionário, algo que não se deve dizer ou que não deverá ser do conhecimento de outrem; discrição; coisa oculta; mistério; (...) o intimo; o âmago (…).
Este não deve ser conhecido, mas sim reconhecido, poderá ser ocultado e respeitado, ou talvez não. Daí, quando se depara com uma eventual possibilidade do segredo acabar, aumenta a vontade se tem em que este permaneça em segredo, tentando escondê-lo ou dissimulá-lo.
As crianças são incapazes de guardar segredos, no que se refere a esconder realidades.É possível se estabelecer um mundo “escondido” em simultâneo com o mundo que se conhece, onde se verifica uma influência do primeiro sobre o segundo.
O segredo pode ser considerado como sendo uma característica comum entre dois indivíduos ou entre grupos sociais.
No entanto se no grupo o segredo não é do conhecimento geral, e isso poderá influenciar os comportamentos dos indivíduos.
No progresso da sociedade, o que num estádio anterior era segredo ou era protegido pelo secretismo, é num estádio seguinte, revelado, deixando de ser segredo.
O segredo depende da sua distribuição entre as diferentes formações da vida privada e pública, direccionando-as para um fim; o segredo é medido segundo a importância do seu teor.
Encarado, frequentemente, como moralmente negativo; e apesar de não ter uma analogia directa com o mal, é precisamente ao contrário, o mal tem uma relação directa com o segredo. Geralmente a imoralidade é escondida, é mantida em segredo, de uma forma real e indispensável, devido às suas implicações éticas e sociais.
O segredo é considerado o esconderijo da maldade moral, no entanto, a maldade moral também pode ser considerada como enorme acontecimento, de forma a engrandecer personalidades ou caracteres, mesmo que jamais tenha acontecido, as pessoas vangloriam-se do mal, apenas para ficarem bem vistas. Pode-se recorrer ao segredo como uma técnica sociológica, sendo que esta é uma forma de acção que nos faz concretizar objectivos estabelecidos.
No entanto não são socialmente bem encarados, o seu magnetismo bem como os seus valores, o que fascina é a formalidade dos comportamentos secretos, onde o conteúdo do segredo não merece qualquer importância.
Quem não é integrado neste segredo é considerado excluído, e que o sabe demonstra fortemente uma forte significação de poder, e fazem questão de se fazer conhecedores aos que desconhecem o segredo, fazendo com que este factor diferencial se note bastante, para que os conhecedores do segredo sejam enaltecidos, sendo que os que não sabem o segredo se submetam aos conhecedores.
Esta dominação pode favorecer a invenção de um segredo apenas para fazer cobiça, pois quem o detém é considerado um privilegiado, e tem um efeito de atracção sobre os outros.Até mesmo nas diferentes classes sociais existem segredos, uma pessoa de classe baixa considera um mistério as acções e as pessoas de uma classe mais alta, estes pensam que as pessoas da mesma classe social se compreendem melhor não existindo mistérios.
O secretismo é um enigma obscuro e intenso, daí se pensar que o mistério e o segredo são fundamentais e importantes, e que só se desmonta quando é revelado.
O descobrir do segredo possui factores atraentes, onde só se pára quando se atinge o objectivo final, ou seja, a descoberta. E quanto mais ênfase for atribuído ao segredo maior é também a tentativa de o descobrir, de este ser rompido ou confessado.É um factor de divisão entre os indivíduos, no entanto é, simultaneamente, uma força aliciante entre eles.
Em sociologia o segredo tem: uma dimensão prática, um modo de realização, na capacidade de o indivíduo o manter e na sua resistência em não ser revelado. Existe uma interacção entre estes dois factores: o de esconder e o de revelar o segredo. O esconder é a forma magnética do secreto, e o revelar é o não suportar mais a tensão que exerce o secreto, fazendo-se notar uma certa superioridade no indivíduo que o revela.
Do ponto de vista sociológico, apesar de o segredo ser uma propriedade pessoal, que dependem da estrutura social, este irá influenciar a vida das pessoas onde é depositado, originando e intensificando uma distinção pessoal.Assim, quanto menor for um grupo de pessoas, é mais difícil de preservar o segredo, devido à proximidade e intimidade entre eles, que proporciona a tentação da revelação.
Contudo se o grupo de pessoas for de maior número, existe uma clara interferência financeira, muitas vezes o dinheiro faz surgir as revelações dos segredos, pois o dinheiro compra o segredo e o secreto. O segredo é a forma que constantemente recebe e liberta conteúdos: o que é conhecido pode tornar-se segredo e o que é segredo pode ser revelado.
O indivíduo necessita de ter segredos na sua vida social. O segredo teve evoluções e alterações históricas, varia segundo o sistema político em exercício e não está somente na vida privada do indivíduo mas também está presente na área profissional, algumas profissões requerem um alto nível de secretismo. Com uma subida dos interesses sociais, o que é um assunto geral torna-se cada dia mais público e o particular cada vez mais secreto.
O aparecimento da democracia faz aparecer o público fazendo diminuir os assuntos secretos, todos os indivíduos devem ter conhecimento público, o que pertence à esfera privada é cada vez mais secreto e mantido em segredo. Contudo o público não é o contrário de secreto ou de segredo, o oposto é o adorno.

Sem comentários: