Inicialmente a designação de ciberespaço foi utilizada no mundo do cinema, contudo as tecnologias evoluíram e hoje tornou-se num conceito bastante utilizado na vida quotidiana.
Este espaço serve, não só para tarefas úteis, mas nele também se pode conversar, conhecer pessoas novas e mudar de identidade; pode-se criar as identidades que se desejar.
O ciberespaço é um espaço “não físico e não sólido”, onde não se aplica uma força física, mas sim uma força intelectual. É bem notório o alargamento deste espaço e daí advir a definição de realidade virtual.
Na perspectiva de Giddens, o ciberespaço está relacionado com o espaço onde se estabelece a interacção social. O ciberespaço é um conjunto de redes, que permitem uma interacção entre várias pessoas, estando eles em diferentes computadores. É uma nova forma de sociabilidade que provém da Internet.
É no ciberespaço que se estabelecem as comunidades virtuais e é também nele que se realiza uma interacção social entre os diversos utilizadores.
Muitos dos laços que se constroem são informais e temporários, onde não existe a necessidade de sair do espaço físico que se deseja, no entanto esta construção é feita de uma forma descartável.
Num estudo realizado por Albert Benschop acerca das peculiaridades do ciberespaço, ele afirma que este é um mundo quase real, é um mundo social onde as pessoas se encontram, apesar da ausência física dos seus corpos, a comunicação está presente.
Para ele, este é um espaço de ilusão, de alucinação consensual, mas que, apesar disso, é uma nova realidade social.Susana Nascimento do ISCTE, defende que as amizades iniciadas nas comunidades virtuais têm bases sólidas e são amizades que, muitas vezes se prolongam e que ultrapassam a esfera virtual.
Alguns utilizadores já têm o seu grupo de amigos virtual, onde estabelecem redes de sociabilidade, e não admitem a interferência de utilizadores que lhes são desconhecidos.
Fragoso e Guimarães dizem que o ciberespaço é constituído e habitado por diversos elementos que estabelecem relações dinâmicas, permitindo a navegação em ambientes através de salas, janelas, links.
Neste espaço virtual, a comunicação é estabelecida em tempo real, em que o tempo e o espaço não têm qualquer importância. A interacção entre os vários indivíduos não é feita de uma forma directa, e daí não pode ser detectada no espaço físico e pode ser somente detectada no espaço virtual.
Os cibernautas podem afirmar que estão em Lisboa e na verdade estão no Porto, ou em qualquer outra parte do mundo, o receptor das suas mensagens não tem uma confirmação momentânea do que o outro está a afirmar.
Sem comentários:
Enviar um comentário