O ofício de um sociólogo baseia-se em levantar questões no seio da sociedade e tentar dar resposta a essas mesmas questões, não somente através de ideias já concebidas ou pelas informações que lhe possam ser dadas. Muitas vezes pode-lhe ser atribuído a qualidade de inspector social. Pois procura entender a sociedade, através da recolha de dados e informações, junto dos indivíduos. Interessa-se essencialmente pela vida em sociedade.
Pode efectuar estudos em pequenos grupos como é o caso das famílias ou comunidades mais amplas. No fundo, ele interessa-se pelas relações que possam existir entre os indivíduos e a sociedade, segundo os factos sociais.
As questões que são colocadas ao sociólogo são frequentemente realizadas pelo poder político, tendo ele que trabalhar questões e problemas sociais que estão no centro da actualidade.
Antes de responder a qualquer tipo de questão, este tem que ter consciência do facto de que ele próprio faz parte do objecto de estudo, pois ele também é um actor social. Daí ele deve desconfiar das suas próprias ideias e preconceitos, e para isso deverá efectuar o que se chama de ruptura epistemológica.
O facto social deve ser tratado com neutralidade e de uma forma científica. Partindo de uma questão, o sociólogo deverá recolher informações acerca desse tema. No entanto ele não irá partir do nada, deverá recorrer ao que anteriormente já foi feito. Terá de ler teorias anteriores, entrevistar especialistas no assunto; e a isto se chama o período de exploração.
Posteriormente ele deverá pensar em como vai estudar o problema, irá rever conceitos e definições, e escolher o que melhor explica o seu problema, a isto designa-se por construção do objecto. Terá de se definir o objecto e o modo como se vai abordá-lo, e tudo tem de ser feito de uma forma rigorosa, clara e justificada.
Posterior à escolha do terreno que irá estudar, tem de se escolher a melhor forma de recolher informações. Poderá optar pela observação participante (em que ele irá observar o problema no seu local), pela entrevista (esta é administrada a um número restrito de pessoas, e tem como objectivo qualificar) ou poderá também realizar um inquérito por questionário (é um método quantitativo, utilizado num conjunto elevado de indivíduos).
O método utilizado pelo sociólogo varia consoante o problema, as suas condições financeiras e também o tempo que possui.
1 comentário:
Olá sou Diane, aspirante à sociologia...Gostei de mais dessas informações, clara, objetiva e de grande importância! Parabéns. Abraço!
Enviar um comentário